quinta-feira, 22 de março de 2012

Projeto Educatrans continua em 2012 nas Escolas Municipais



Dando continuidade ao projeto Educatrans, o agente de trânsito Jairo e a guarda municipal Márcia, profissionais responsáveis pelo trabalho com os alunos, concentrarão seus esforços somente com os alunos dos 5º anos.

O foco do trabalho se dará segundo a “percepção de risco no entorno escolar”, tendo em vista que no ano de 2011 os alunos foram trabalhados com a percepção de risco em áreas internas como: sala de aula, sua casa (banheiro, cozinha, etc.).

Como material de apoio ao Projeto, os alunos receberão da Secretaria Municipal de Educação o Jornal “Civilidade no Trânsito”, que aborda a problemática da convivência pacífica no trânsito com uma linguagem voltada para as crianças.

As Unidades Escolares com EJA contarão com o apoio do guarda Alexandre e da agente Juliana, que ministrarão palestras para os alunos. O tema principal da palestra que será ministrada nas escolas é Mobilidade Segura, abordando os seguintes itens:

1º Direção defensiva:
a) conhecimento
b) atenção
c) previsão
d) decisão
e) habilidade

2º Condições adversas:
a) luz
b) tempo
c) estrada
d) trânsito
e) veiculo
d) motorista
e) carga
3º Pedestres
Direitos, deveres e ações seguras

4º Reação psicomotora
tempo de resposta aos estímulos da visão

5º Motos
Equipamentos de segurança
Frenagem (apenas teórico)


6º Estatísticas de acidentes na cidade de Bragança

7º Vídeos de acidentes e imprudências na cidade


O lançamento das palestras acontecerá no dia 02/04/2012, segunda-feira, na E.M. Prof. Carlos Frederico dos Santos Silva, às 19 horas.


Texto: Secretaria Municipal de Educação

Nenhum comentário: