quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Ocorrências de 25/10 à 31/10


GCM apreende mais quatro veículos com som alto

A Guarda Civil Municipal apreendeu mais 4 veículos por causa de som alto, na região do Lago do Taboão. Dos quatro, apenas um com placa de Bragança. Os outros vindos de cidades da região como Itatiba, Extrema e Pedreira.

As apreensões aconteceram nas madrugadas de sexta, 26, para sábado, 27, e sábado,27, para domingo, 28,  durante a realização de operações.

As fiscalizações como estas foram intensificadas desde 2009 quando foi criada uma legislação pertinente ao assunto. Naquele ano um total de 13 veículos foram apreendidos e autuados. Em 2010 por sua vez foram apreendidos 14 veículos e em 2011 um total de 12 veículos.
          
A fiscalização é rotineira e neste ano já foram apreendidos pela Guarda Municipal 27 veículos.  O dobro dos anos anteriores.
          
A incidência de apreensão de veículos de placas de outras cidade é grande. Já foram apreendidos veículos com placas também dos municípios de  Atibaia, Santo André, Socorro,  Nazaré Paulista, Bom Repouso,  São Paulo, Jarinu, Sumaré e Piracaia.
Vale lembrar que de acordo com a Lei 649 é proibida a utilização de equipamentos de som em veículos estacionados ou em movimento nas vias públicas e demais logradouros do município com emissão de ruídos em excesso que possam perturbar o sossego público, sendo que entende-se como perturbação os sons fora dos padrões contidos na Resolução n° 204, de 20 de outubro de 2006, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), ou a que lhe suceder.
É proibida também a veiculação de propagandas em veículos de som de qualquer natureza, sem a devida autorização dos setores competentes da Prefeitura Municipal, sendo que após as 20h00 é terminantemente proibida a concessão de qualquer autorização, exceto no mês de dezembro, quando o limite será até as 23h00.
Ainda de acordo com a mesma lei, os veículos com equipamentos de som a serem utilizados em campanhas institucionais, manifestações, nos divertimentos públicos e em reuniões ou eventos esportivos deverão ser previamente autorizados, desde que não se verifique excesso, sendo que os locais ou trajetos dos eventos não poderão ser próximos a hospitais, clínicas e estabelecimentos de ensino durante os horários de aula.
Quem desrespeita a lei fica sujeito cumulativamente à apreensão do veículo e ao pagamento de multa no valor equivalente a 600 Unidades de Valor Municipal (UVAMs).
No caso de reincidência a multa será aplicada em dobro, sendo que, o veículo só será liberado após a retirada do equipamento de som, o qual permanecerá apreendido. A liberação do equipamento em apartado só ocorrerá mediante comprovação do pagamento de multa no valor equivalente a 500 UVAMs.


Texto: Ana Maria de Oliveira

GCM prende acusado de tentar furtar residência


Guardas civis municipais prenderam na manhã de terça-feira,  30,  Arialdo de Oliveira Rodrigues, de 20 anos, acusado de tentar furtar uma residência no Residencial das Ilhas.

De acordo com o registrado no Plantão Central da Polícia Civil, a própria vítima flagrou quando o acusado pulou o muro da casa e tentava furtar uma roda de liga leve.

Assim que avistou o dono da residência o acusado tentou fugir, mas a GCM foi acionada e a equipe ROM (Rondas Ostensivas com Motocicletas) deteve os acusados nas proximidades, conduzindo ao plantão central onde o caso teve registro.

O acusado foi recolhido à Cadeia Pública de Piracaia.


Texto: Ana Maria de Oliveira

GCM prende acusado de furto


Na tarde de quinta-feira, 25, a Guarda Municipal deteve um acusado de furto. Trata-se Marcelo Paulino da Silva, de 35 anos.

Conforme o registrado no Plantão Central da Polícia Civil, guardas municipais receberam informação via rádio de que dois indivíduos foram vistos saindo do meio do pasto da Fazenda Bela Manhã, carregando uma televisão e outros objetos.

Com as características da dupla, os guardas se deslocaram até o Jardim Águas Claras e encontraram os dois suspeitos no terreno da Granja Avisco. Assim que perceberam a presença dos guardas, os suspeitos tentaram fugir, abandonando os objetos furtados.

Marcelo, entretanto, foi detido e informou que os objetos foram furtados da Fazenda Santa Rosa. O seu comparsa conseguiu fugir.

O caso foi registrado no Plantão Central, Marcelo recolhido à Cadeia Pública de Piracaia e os objetos devolvidos à vítima.


 
Texto: Ana Maria de Oliveira

Originalmente em:


Nenhum comentário: