sexta-feira, 11 de maio de 2012

Guardas Municipais Ambientais participam de Treinamento



11-05-2012_Treinamento_Guarda_Ambiental_2A Prefeitura de Bragança Paulista, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Associação Mata Ciliar proporcionou no dia 09 de maio de 2012 o Dia de Treinamento Básico de Contenção de Animais Silvestres para os Guardas Municipais Ambientais.

A capacitação foi ministrada no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres em Jundiaí pela equipe de Médicos Veterinários e Biólogos da Associação, com conteúdo prático e teórico. 

O objetivo do treinamento foi atualizar e reciclar o conhecimento dos membros da Guarda Ambiental para atuar nas ações de fiscalização e resgate de fauna reduzindo a possibilidade de ocorrências de acidentes no manejo, tendo em vista que a contenção e o transporte adequados são fatores determinantes para a sobrevivência e o sucesso da reabilitação dos animais e a segurança da equipe.

11-05-2012_Treinamento_Guarda_Ambiental_3Como constantemente a Guarda Ambiental tem se deparado com situações cada vez mais inusitadas com relação à presença de animais silvestres na área urbana de Bragança, esse tipo de treinamento deve ajudar bastante na eficiência do atendimento ambiental e na maior sobrevivência dos animais capturados.


 
De acordo com os participantes, foi ensinado que, pequenos detalhes no manejo de determinadas espécies de animais pode ser a diferença entre a sobrevivência ou a morte, como é o caso das aves, comumente capturadas em nosso município pela fiscalização ambiental da Secretaria do Meio Ambiente.
Participaram desta capacitação os 7 Guardas Municipais Ambientais (Wlamir, Allan, Luciano, Valença, Pinheiro, Vieira e Frige), a Médica Veterinária Mayana A. R. Valinhos Tomaz e a Bióloga Paola Maia Lo Sardo, que integram a equipe da SMMA.

Novos planos

11-05-2012_Treinamento_Guarda_Ambiental
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Associação Mata Ciliar já estão planejando novos cursos para a Guarda Municipal Ambiental voltados para o conhecimento da biologia e do comportamento das principais espécies de nossa região, que é uma ferramenta importante para o manejo desses animais e para aprimorar cada vez mais o trabalho da equipe.

Texto e Foto: Secretaria do Meio Ambiente


Nenhum comentário: