quarta-feira, 23 de maio de 2012

UMA PARCERIA QUE DEU CERTO



Na tarde desta segunda-feira, 21, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, acompanhou a soltura do primeiro animal silvestre atendido pelo convênio com a Associação Mata Ciliar.

Um gambá, que estava no telhado de uma gráfica, situada na rua José Domingues, acabou caindo e se manteve acuado no local. A Secretaria de Meio Ambiente recebeu o chamado dos proprietários e guardas ambientais atenderam, recolhendo o animal e encaminhando para o Centro de Recepção de Animais Silvestres, instalado no Jardim Público.

As veterinárias Renata Cristina Menezes e Mayana Valinhos Tomaz acompanharam o caso do animal, que foi levado para o centro de recuperação em Jundiaí, onde passou por vários exames. Depois de constatar que o gambá não estava ferido e gozava de perfeita saúde, trouxeram-no de volta a Bragança Paulista para ser solto na natureza. 

O secretário de Meio Ambiente, Joaquim Gilberto de Oliveira, ressaltou que este é o primeiro de muitos animais que serão beneficiados com esse convênio. As veterinárias informaram ainda que mais de 16 animais já foram recolhidos, entre eles uma seriema, um beija-flor, um falconídeo e uma cobra, que ainda permanecem em recuperação.
O convênio com a Associação Mata Ciliar tem o objetivo de realizar atividades conjuntas para recepção, atendimento médico-veterinário e destinação de animais da fauna silvestre local e manutenção de animais silvestres em cativeiro.

O Centro de Recepção de Animais Silvestres, instalado no Jardim Público, recebe 24 horas por dia os animais recolhidos pelo corpo de bombeiros, polícia militar ambiental, guarda ambiental e secretaria de serviços. No local, os animais serão submetidos a triagem de biólogos e médicos veterinários que determinam a soltura ou a reabilitação deles.


Texto: Natália Pellicciaro
Foto: Marcos Bueno
Vídeo: Dìvio Gomes e Rogério Lopes 


Nenhum comentário: