quinta-feira, 31 de maio de 2012

Sistema de câmeras reforça segurança em Bragança Paulista



Com 35 câmeras espalhadas pela cidade, CISEM já registrou vários flagrantes
Credito: Reprodução / Rede VanguardaAtenção 24 horas. Esse é um dos lemas do complexo de segurança de Bragança Paulista, o CISEM (Complexo Integrado de Segurança, Emergência e Mobilidade). A guarda municipal Cristiana Tiburcio fica de olho nos monitores, à espera de algo suspeito.

"É necessário ter atenção em todas as câmeras e monitores. Assim podemos passar a informação adequada para as viaturas atenderem e melhorar o atendimento à população", afirma Tiburcio.

O centro tem 16 funcionários e monitora 35 câmeras espalhadas pela cidade. Todas são capazes de realizar flagrantes. No começo de maio, por exemplo, quatro rapazes foram presos por tráfico de drogas. Primeiro, eles foram identificados no Lago do Taboão. Em seguida, as imagens registraram o carro usado pelo grupo e, em menos de 20 minutos, aconteceu a abordagem policial.

Já em outra imagem, as câmeras registraram o momento exato em que uma moto e um carro colidiram num cruzamento de Bragança.

Credito: Reprodução / Rede VanguardaO caso mais dramático já registrado foi o da identificação do corpo de uma jovem de apenas 15 anos, encontrado dentro de uma mala, na beira de um lago da cidade. As câmeras registraram o carro do suspeito em pelo menos duas datas, uma delas no mesmo dia do desaparecimento da menina.

"(A câmera) foi um dos instrumentos a mais para que nós chegássemos aos supostos autores", diz o delegado de investigações gerais, Sandro Vasconcelos. "Com certeza o Cisem chega para nos ajudar".

Outro auxílio do complexo de segurança é o sistema de semáforos. No caso de uma situação de emergência, como um resgate ou ainda uma perseguição, é possível controlar o fluxo de veículos nas principais vias da cidade.

"No caso do despacho de uma ambulância ou uma perseguição policial, nós podemos acompanhar a rota e intervir nos semáforos de forma estratégica para facilitar o trabalho deles", afirma o secretário de segurança, Sérgio Pereira.

 Originalmente em: 
http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=121747&id2=&utm_source=google&utm_medium=medium&utm_campaign=VNews_C_Foto

Um comentário:

Highara disse...

Parabêns a todos que trabalham no CISEM!!!!!