domingo, 20 de janeiro de 2013

O Método Giraldi de Tiro Defensivo da PM de São Paulo


 “Método Giraldi – Tiro Defensivo na Preservação da Vida” da Polícia Militar de São Paulo. O método é reconhecido pelo Comitê da Cruz Vermelha e pela Organização das Nações Unidas (ONU). A técnica é recomendada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). 


Antes de 1997, a PM utilizava técnicas das Forças Armadas, mas o modelo não foi eficaz pois era incompatível com a realidade das ruas de São Paulo. Em 1998, adotou-se o modelo desenvolvido e aprimorado pelo coronel reserva da Polícia Militar, Nilson Giraldi. 

"O Método Giraldi não é uma simples instrução de tiro, mas uma doutrina da atuação armada da polícia, e do policial, com a finalidade de servir e proteger a sociedade, e a si próprio, onde tudo aquilo que for possível solucionar sem uso de tiros, bombas, invasões, uso da força, assim o será, mas se o disparo, como última alternativa, tiver de ser efetuado, assim também o será, naturalmente que dentro dos limites das leis. Violência, nunca! Tortura, jamais! Força, a necessária!”, conta o Coronel.


 Foto:site http://www.soudapaz.org/Default.aspx?tabid=819&EntryID=1043
 Cerimônia de entrega do IV Prêmio Polícia Cidadã em 2009


A filosofia tem como um de seus pilares o treinamento policial – com base na simulação de situações de risco – para o uso racional da arma de fogo. Os policiais são instruídos a sempre tentar a negociação com os criminosos para que eles se entreguem sem que seja preciso atirar. 



Outro ponto importante é que o método considera a verbalização a tônica do treinamento, assim como a proteção policial, sempre com o intuito de proteger a sociedade. Em todo momento, o policial conversa indicando que está ali para preservar a vida e que é encarregado do restabelecimento da ordem, mas sempre com a técnica necessária para se proteger e identificar qual a ameaça que se apresenta no transcorrer da ocorrência. O modelo de sucesso fez com que a PM exportasse a sua filosofia para outros estados e países. 


“As pessoas tendem a agir da mesma forma como são tratadas”
                        “Imbecis geram imbecis”
                        “Pessoas respeitosas geram pessoas respeitosas” (Giraldi)

Nenhum comentário: