sábado, 8 de junho de 2013

BRAGANÇA PAULISTA:Deflagrada a "Operação Saque Seguro"




 Com o intuito de orientar a população e coibir delitos como roubo e furtos, a PM realizou a “Operação Saque Seguro”. Ela foi deflagrada entre o final da manhã e toda a tarde de sexta-feira, 7, na Praça Raul Leme. 

Segundo o comandante da operação, Sargento PM Vaz, os policiais militares da 1ª Cia. montaram guarda na Praça Raul Leme, Centro, onde há grande concentração de pessoas que frequentam as agências bancárias, devido à semana de pagamento, para abordá-las e orientá-las em relação aos riscos que as pessoas sofrem ao não tomar certos cuidados ao sacarem dinheiro nos bancos.

Além das abordagens de rotina aos motoristas de motos e carros, uma equipe do “Jovens Construindo Cidadania”, projeto da PM, distribuiu panfletos que indicam os cuidados para um saque seguro.

Os policiais também deram orientações aos motociclistas sobre as vagas de estacionamento de motos em frente aos bancos, que foram retiradas. 


Em nota, a Divisão de Imprensa da Prefeitura informou que “os bolsões de moto foram retirados da frente dos bancos depois que a Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança, em parceria com a Polícia Civil, realizou uma análise do modus operandi sobre delitos direcionados a ‘saidinha de banco’ e constatou que aproximadamente 80% são praticados por indivíduos parados nesses bolsões, localizados em frente as agências. 

Com isso, visando a segurança da população, os bolsões serão redistribuídos nas proximidades dos locais onde se encontram. A quantidade de vagas será a mesma e os demais permanecem no mesmo local”.

Cuidados

Os cuidados que a população deve tomar segundo a PM são: procure sempre sacar seu dinheiro na presença de um familiar ou pessoa de confiança; geralmente, faça pagamentos em dinheiro se o valor for pequeno; nunca coloque o dinheiro ou a carteira em cima dos balcões ou em locais fora do seu alcance; confira o dinheiro enquanto ainda, estiver no caixa; separe somente o necessário para pequenas despesas; e evite conversar com pessoas estranhas, dentro ou fora do banco, principalmente se o assunto for dinheiro.

Se houver necessidade de realizar saques no período noturno, prefira caixas instalados em locais iluminados e com movimentação de pessoas. Além disso, tome cuidado com a sua bolsa, não exiba ou retire o dinheiro da carteira em público; fique atento com pessoas em sua volta e evite locais aglomerados; ao sair do banco, olhe para os lados e veja se há pessoas o esperando ou seguindo.

No caso de desconfiar de alguém, procure a segurança do banco ou algum PM. 

FONTE: BRAGANÇA JORNAL DIARIO

Nenhum comentário: