sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

SAMU 192


SAMU EM BRAGANÇA PAULISTA

De acordo com informações obtidas com a senhora Rosangela Diretora do UPA Bom Jesus, na manhã de hoje, uma equipe do corpo de Bombeiros de Bragança Paulista, já estava no SAMU tendo as primeiras informações para trabalharem como condutores socorristas, eles trabalharão em seus dias de folga, através do sistema de atividade delegada aprovada pela Câmara Municipal de Bragança Paulista.
O treinamento prático das equipes da nossa região está sendo feito nas cidades de Hortolândia e Sumaré onde o SAMU já está em pleno funcionamento.
As equipes são formadas da seguinte forma:
SUPORTE BÁSICO: Condutor Socorrista e um Técnico de Enfermagem.
SUPORTE AVANÇADO:Condutor Socorrista,Enfermeiro e Médico.
A Central de Regulação do SAMU é em Bragança Paulista, onde será feito a triagem das unidades definindo o Suporte que será encaminhado ao local da solicitação.
Haverá uma parceria com a Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Resgate Aéromédico de Campinas (helicóptero da Policia Militar, conhecido como “Águia Resgate”), Defesa Civil, Concessionárias responsáveis pelas estradas da região, Policia Militar, que trabalharam em conjunto quando existir a necessidade.
 A Senhora Rosangela também informou que Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU vai utilizar o eletrocardiograma, equipamento capaz de fazer exame digital para diagnóstico de infarto, ainda dentro da viatura. O exame é enviado para HCOR de São Paulo.

Esse exame não é de rotina. É feito apenas em situações de emergência, quando o médico do SAMU identifica sintomas de infarto do miocárdio. 

Ao atender uma ocorrência com suspeita de infarto, a equipe do SAMU realiza o exame com o aparelho que grava a frequência cardíaca do paciente. O exame é transmitido por celular ou pela internet aos médicos do HCOR, que fazem o diagnóstico e devolvem as orientações para a equipe em Bragança Paulista. O médico da USA, ainda no local, tem a possibilidade de trocar informações pelo telefone com a equipe do Incor.
A Inauguração será no dia 29/02/2012 .




O que é o SAMU?

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Com o Samu/192, o Governo Federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.

A partir dessa atuação, o SAMU tem um forte potencial para corrigir uma das maiores queixas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que é a lentidão no momento do atendimento. Historicamente, o nível de resposta à urgência e emergência tem sido insuficiente, provocando a superlotação das portas dos hospitais e pronto-socorros, mesmo quando a doença ou quadro clínico não é característica de um atendimento de emergência. Essa realidade contribui para que hospitais e pronto-socorros não consigam oferecer um atendimento de qualidade e mais humanizado.

O SAMU 192 é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade no atendimento no SUS. A política tem como foco cinco grandes ações:

* organizar o atendimento de urgência nos pronto-atendimentos, unidades básicas de saúde e nas equipes do Programa Saúde da Família;
* estruturar o atendimento pré-hospitalar móvel (SAMU 192);
* reorganizar as grandes urgências e os pronto-socorros em hospitais;
* criar a retaguarda hospitalar para os atendidos nas urgências; e
* estruturar o atendimento pós-hospitalar.

A Rede Nacional SAMU 192 possui hoje 146 serviços de atendimento móvel às urgências, atendendo, com isso, 1.269 Municípios brasileiros, num total de 101 milhões de pessoas.


Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Joanópolis, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Socorro, Tuiuti e Vargem,fazem parte do SAMU da Região de Bragança Paulista.

Nenhum comentário: