segunda-feira, 8 de abril de 2013

ATIBAIA/SP:Vereador Lucas Cardoso destaca o trabalho da Guarda Municipal no combate à criminalidade


A pedido do vereador Lucas Cardoso, a Prefeitura encaminhou um relatório das atividades da Guarda Municipal nos três primeiros meses de governo do prefeito Saulo.

Nesses 100 dias, a Guarda Municipal, além de fazer a segurança dos prédios públicos e em eventos da cidade, efetuou uma série de atividades internas e externas que resultaram em um melhor atendimento aos munícipes”, afirmou Lucas.

O vereador destaca a implantação de três ações que contribuíram para o aumento da segurança no município: a “Operação Visibilidade”, que consiste na utilização da Base Móvel, com três guardas municipais, em locais com grande fluxo e aglomeração de pessoas; a implantação da “Equipe de Apoio”, que destaca uma viatura, também com três GMs, para realizar o patrulhamento em regiões mais afastadas do município e apoiar as viaturas do patrulhamento preventivo; e a realização do “Ponto de Estacionamento Preventivo”, ação em que as viaturas da Guarda Municipal realizam estacionamento em pontos estratégicos da cidade, em horários diversos.

Vale ressaltar que esses estacionamentos têm sido alvos de elogios dos munícipes, que relatam a sensação de segurança quando a viatura está no local. Outro fator positivo com a implantação desse policiamento são as inúmeras denúncias de atos criminosos que a população leva ao conhecimentos dos GMs. Uma dessas denúncias, por exemplo, resultou na prisão de indivíduos por tráfico de drogas no bairro do Jardim Imperial”, relatou.

Lucas enalteceu também as parcerias formadas com as demais forças policiais da cidade. Segundo ele, o comando da Polícia Militar de Atibaia ofereceu a oportunidade de guardas municipais participarem de treinamentos com os policiais da Força Tática. Além disso, foram disponibilizados dois GMs e um veículo para auxiliarem nos trabalhos administrativos da Polícia Civil, direcionando os policiais em outras atividades.

No documento, o secretário de Segurança Pública cita outra conquista importante: o INFOSEG. “Por meio de um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), a Guarda Municipal de Atibaia obteve o acesso ao banco de consultas criminais do governo federal, um importante instrumento que facilitou o trabalho dos patrulheiros nas ruas. A GM já apresentou resultados positivos com a utilização desse sistema, capturando um foragido da Justiça e localizando um veículo furtado”, informou.

Por fim, o relatório revela os avanços nos procedimentos internos da Guarda Municipal, como a realização de exames psicológicos obrigatórios para o porte de arma, exigidos pela Polícia Federal; a recuperação (conserto) de viaturas que estavam paradas no pátio da GM e na oficina da Prefeitura durante meses, inclusive uma viatura da ronda escolar; e a nomeação de uma nova Corregedoria, que ficará responsável pelo acompanhamento da atuação dos guardas municipais nos trabalhos e pela apuração de desvios de conduta.

Como servidor público e efetivo da GM, sei que uma das maiores preocupações da população é a questão da segurança. Por meio deste relatório, podemos perceber os esforços da Administração em diminuir os índices de violência e erradicar a criminalidade em Atibaia. Gostaria, portanto, de parabenizar toda a Guarda Municipal pela eficiente atuação na cidade”, considerou Lucas Cardoso.

Câmara Municipal de Atibaia

Fonte:http://www.jcatibaia.com.br

Nenhum comentário: