quinta-feira, 18 de abril de 2013

Guardas Municipais Desmotivados?


Motivação é um impulso, um sentimento que faz com que as pessoas hajam para atingir seus objetivos, faz com que os indivíduos deem o melhor de si, esse é um dos significados mais simples dessa palavra originada do latim.

Todos nós necessitamos de motivações, quer seja na vida pessoal como no ambiente profissional.

Existe uma tendencia mundial nas empresas privadas para a utilização de ferramentas gerenciais concernentes à qualidade de vida dos trabalhadores, pois a motivação influi diretamente na produtividade,qualidade e serviço.

No caso dos Guardas Municipais que exercem uma atividade de risco, esse tema deve ser lembrado diariamente pelos comandantes e ou gestores das corporações, pois o profissional de segurança desmotivado pode até causar um resultado fatal, por omissão ou ação.

Os itens que mais desmotivam os Guardas Municipais são muitos, a instituição é carente em vários aspectos, principalmente de uma legislação constitucional condizente com a função fática.

Alguns itens que veem desmotivando e deixando seus componentes insatisfeitos são:



1. O grande efetivo dos guardas municipais brasileiros são honestos, gostam da corporação, correm riscos constantes e ganham pouco.


2. Estes homens e mulheres são colocados diariamente nas ruas sem equipamentos de segurança adequados, com armamentos ultrapassados, treinamento insuficiente, reciclagem profissional quase que inexistente e péssima política de carreira e salários.

3. A grande maioria moram em locais não condizentes com sua situação de agentes da lei, tendo como vizinhos marginais e traficantes.

4. Os locais de trabalho são o exemplo maior do descaso e falta de respeito, sem condições de permanência, e às vezes até sem local de higiene.

5. Em alguns municípios não recebem uniformes ou os recebem de má qualidade e tem que trabalhar com as botas rasgadas, furadas e roupas esfarrapadas.

6. Existem guardas municipais que nunca fizeram curso de formação ou qualificação e saem na rua e já em combate com os bandidos, por falta de verbas e interesse dos gestores, muitos trabalham desarmados e combatem a criminalidade de maneira desigual, haja visto que os criminosos sempre têm um grande poder de fogo. 

7. Tanto a população quanto os marginais nos veem como policiais, porém não há uma politica pública para esse reconhecimento, de forma efetiva.

8. As pessoas que comandam ou administram as corporações são indicadas por políticos e para garantirem os seus cargos, com gratificações, carros com motoristas e mordomias, evitam relatar a real situação de seus comandados para não gerar aborrecimentos aos governantes; resolvem sempre dizer que o necessário é comprar novas viaturas, criar e enfeitar grupos especiais e usar propaganda que o sistema está melhorando escondendo e modificando dados de violência. Sem falar às vezes que um guarda é transferido ou desmoralizado por ter legalmente ferido os interesses políticos de alguns poderosos.

9.Planos e Cargos de Carreiras e Regimes Disciplinares para proteger o interesse de meia dúzia de guardas, deixando todo o restante da corporação sem expectativa de uma carreira séria.

10.Algumas administrações fazem políticas para desunir a classe para que não haja grupo representativo para buscar melhorias.


O mais importante é que mesmo tendo mil motivos para levar a corporação há um precipício organizacional, isso não acontece, justamente porque os guardas municipais por si fazem a diferença, tornando a instituição uma das mais amadas das forças de segurança, usando as primícias da extinta Guarda Civil.

Somos assim, os verdadeiros guardas municipais vestem seus uniformes com orgulho e dão o melhor de si, mesmo que arriscando a própria vida.

Infelizmente muitos desistem da profissão.

Mas colegas não estamos sozinhos, fazemos parte do mesmo exercito de homens e mulheres, que buscam fazer da Guarda Municipal a polícia que todos querem: nós, a população e a justiça.


Imagem:Internet










Nenhum comentário: