segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Continência



"A origem exata da continência é incerta. Sabe-se que o cumprimento é usado como sinal de respeito, sempre com caráter militar, há séculos. A teoria mais aceita é que ela tenha surgido durante a Baixa Idade Média. “O cavaleiro levantava o visor do elmo para que outra pessoa o identificasse como amigo ou como membro do mesmo grau de cavalaria”, afirma o comandante Antonio Luiz Porto e Albuquerque, ex-professor de História Naval da Escola Naval, no Rio de Janeiro. “Ainda hoje, a saudação é feita olhando para a pessoa cumprimentada, identificando-a como parte das organizações defensoras do Estado.”

Segundo o historiador Pedro Paulo Funari, da Universidade Estadual de Campinas, há outra hipótese para o nascimento da continência – ou saudação militar. O cavaleiro medieval segurava as rédeas do cavalo com a mão esquerda e levantava o visor do capacete com a mão direita na frente do comandante. Com o gesto, mostrava que a mão direita, que carregava a lança ou a espada, estava livre e disponível para a luta. Os capacetes foram ficando mais pesados e, em vez de levantá-los, os soldados passaram a fazer apenas o movimento de levar a mão até ele.
Hoje, a continência está presente nas forças armadas de todas as nações do mundo. A maior parte delas é a mesma que foi primeiramente adotada pelo Exército britânico, inspirada na dos cavaleiros medievais. De acordo com Antonio Porto, em 1882, a saudação podia ser feita tanto tocando o chapéu com o dedo quanto tirando-o. Em 1890, a rainha Vitória determinou que ela só deveria ser feita se o militar estivesse com o chapéu ou o boné na cabeça. A continência é geralmente prestada em pé, com a mão direita. O sinal é usado até mesmo por terroristas e grupos paramilitares – como os guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).











Hitler, durante a Segunda Guerra, impôs às forças armadas nazistas uma continência inspirada no famoso “Ave, César” – esta não era uma continência, mas sim um gesto em sinal de respeito ao imperador Júlio César. Ele é feito com o braço direito para cima, num ângulo de 45 graus.
Os militares franceses, por exemplo, até hoje cumprimentam-se com a palma da mão voltada para a frente - já os brasileiros prestam continência à moda prussiana, com a palma da mão para baixo.
Outra lenda da sua origem:
Diz a história que a tripulação de um navio Inglês, na intenção de prestar uma homenagem a sua Rainha que iria visitá-los, criaram um gesto que simbolizaria a proteção de seus olhos que estariam sendo ofuscados com o brilho emanado de sua Majestade.

A continência é a saudação militar, é como se fosse o aperto de mão entre duas pessoas, ela visa não a pessoa, mas a autoridade, a iniciativa do cumprimento parte sempre do mais subordinado para o superior, como manda, não somente o regulamento mas também a educação (o mais jovem cumprimenta o mais velho).

A iniciativa de prestar continência deve vir sempre da patente inferior e obrigatoriamente respondida pelo superior hierárquico. Talvez por isso – como em tudo na humanidade – algumas pessoas confundam esse nobre gesto com afirmação de superioridade ou mesmo para ratificar a condição “inferior” de seus comandados, originando inclusive um causo que compartilho com vocês agora:

Breve História:
O soldado desatento passou pelo capitão e não o cumprimentou da maneira correta. Imediatamente o oficial chamou a atenção aos berros do soldado e exigiu que ele lhe prestasse continência 50 vezes seguidas. Dessa maneira – acreditava o capitão – ele aprenderia a lição e não cometeria novamente esse ato de insubordinação.
E assim fez o soldado, seguidamente movimentando seu braço direito enquanto o capitão realizava a contagem.
Um pouco mais afastado, um coronel observava tranquilamente o desfecho cena. Ao final das 50 continências, é o coronel quem intervém:
- Capitão, vi que o soldado prestou 50 continências para o senhor. Pois bem, é seu dever retribuí-las.


(vídeo de garoto prestando continência a soldados do Canadá,e o comandante da tropa faz uma homenagem ao menino, emocionante!!!)

(Pesquisa feita através de vários sites)

Nenhum comentário: