segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

E aí, posso esperar em você um Grande Líder?





Outro dia reproduzi aqui no blog o texto sobre os Três tipos de Comandante que se deve evitar. Pois bem, como ouço de vez em quando, um dia seremos os próximos comandantes, o que definitivamente não estou me limitando à qualquer corporação policial, podendo abranger os cargos de chefias e gerências de qualquer áreaEntão me pergunto: o que estamos fazendo para quando chegar esse momento?

É fácil apontar para os outros e dizer que Zé ou Mané está errado. É muito fácil dizer que conhece o caminho das pedras: difícil é comprovar o que se fala. Então, quais seriam as premissas para alguém que ocupa um cargo de chefia em qualquer área, considerando ainda que algumas tem um grau de periculosidade superior à outras? Vamos considerar o básico neste texto.



Liderança:

Em muitos artigos veremos a diferenciação entre Líder e Chefe. Também poderemos observar os estilos de liderança, que apontam para autocrática, democrática e liberal.

Inteligência Emocional:

Outro ponto que deve ser considerado por qualquer interessado ao cargo refere-se à Inteligência Emocional  que segundo Salovey e Mayer pode ser definida como "...a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros." (Salovey & Mayer, 2000).

E dividiram-na em quatro domínios:

Percepção das emoções - inclui habilidades envolvidas na identificação de sentimentos por estímulos, como a voz ou a expressão facial, por exemplo. A pessoa que possui essa habilidade identifica a variação e mudança no estado emocional de outra.

Uso das emoções – implica na capacidade de empregar as informações emocionais para facilitar o pensamento e o raciocínio.

Entender emoções - é a habilidade de captar variações emocionais nem sempre evidentes;

Controle (e transformação) da emoção - constitui o aspecto mais facilmente reconhecido da inteligência emocional – é a aptidão para lidar com os próprios sentimentos.

Ética:

Falar em ética é chover no molhado. Não importa onde você esteja e qual cargo ocupe, ela é fundamental!




Faça as seguintes perguntas a você mesmo:

  • Eu apresento as características de um líder?
  • Eu consigo demonstrar às pessoas o quanto determinada ação é importante para a empresa/organização da qual fazemos parte?
  • Quando recebo determinada informação, consigo avaliá-la sem considerar diferenças pessoais, religiosas e culturais que possam me fazer perder o foco do objetivo organizacional?
  • Tudo aquilo que eu cobro dos outros também cobro de mim mesmo?
(Eu me faço estas perguntas a todo o momento)

Moral da estória:

Ocupar um cargo de chefia é fácil, ser um líder é difícil. Reclamar de seu chefe é o que você faz nesse momento, mas observe se em certas circunstâncias você não estaria fazendo o mesmo que ele. De repente você poderia dizer que este artigo é uma grande besteira - já mostrando que pode não estar preparado para o futuro cargo – ainda assim a moral da estória é que não basta apenas criticar, devemos nos preocupar com a nossa própria responsabilidade para com os outros.

E aí, posso esperar em você um Grande Líder?

Fonte de pesquisa: Wikipedia







A reprodução é permitida desde que feita na sua íntegra e citada a fonte original

Nenhum comentário: