quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

GCM apreende mais de 3.400 produtos ilegais no Carnaval de SP


Você Repórter - Fernando Coelho

Durante o Carnaval de São Paulo (de 08 a 15 de fevereiro), os trabalhos da Guarda Civil Metropolitana resultaram na apreensão de 3.488 itens, predominando peças de vestuário, bebidas e alimentos, que seriam comercializados de forma irregular. Os produtos foram encaminhados aos depósitos das subprefeituras. A atuação da GCM teve como prioridade o controle e a fiscalização do espaço público, a coibição do vandalismo e depredação; fiscalização do comércio ambulante irregular; orientação aos foliões, além do apoio a SPTrans, na fiscalização dos veículos clandestinos utilizados para transporte.


A Central de Telecomunicações e Videomonitoramento da GCM também funcionou 24 horas por dia, com vistas a orientar as equipes operacionais, assim como nas demandas de toda a capital paulista.

Neste feriado, a Corporação empregou um efetivo de 1.413 guardas e 307 viaturas (entre carros, bases comunitárias móveis e motos), tanto nos desfiles das escolas de samba no Pólo Cultural e Esportivo Grande Otelo (Sambódromo do Anhembi) como também nas festividades regionais espalhadas pela cidade.

A Operação Carnaval foi coordenada pelo Comando Norte da GCM, chefiado pelo Inspetor Marcos Bazzana, com apoio dos Inspetores Marcos Queiroz e Dulce Nunes. O efetivo empregado foi o das sete Inspetorias da Região Norte: Santana/Tucuruvi, Casa Verde, Vila Maria/Vila Guilherme, Freguesia do Ó, Pirituba/Jaraguá, Perus e Jaçanã/Tremembé mais apoio de outras unidades da nossa cidade.

Ao todo, quase vinte equipes da GCM se revezaram diariamente em três turnos e estiveram posicionadas em pontos estratégicos do Sambódromo e de seus arredores para proporcionar segurança aos foliões. Os locais foram escolhidos principalmente de acordo com a movimentação do público e de maior índice de ocorrências.

“Para que tudo dê certo, sempre fazemos uma reunião precursora no local do evento, para que todos saibam os locais corretos de entradas e saídas, portões, arquibancadas, banheiros e transporte, caso os foliões precisem de orientação”, explica o Inspetor Bazzana.

“Todos os guardas sempre são instruídos a atenderem bem a população e a serem educados. A cultura mudou. A sociedade pede uma ação mais comunitária, mais próxima das pessoas”, ressalta o Inspetor Queiróz.

O GCM Fernando Coelho, da Inspetoria Regional de Jaçanã/Tremembé, sabe bem o que é isso. Ele está na corporação desde 2000 e há 12 anos atua no Carnaval de São Paulo. “Eu gosto de trabalhar com atendimento. Gosto de mostrar que o guarda é educado. Nosso uniforme tem padrão internacional (igual aos usados em Londres e Madrid, por exemplo). Por isso, os estrangeiros nos reconhecem e acabam nos procurando para informações. E isso é ótimo para colocar o inglês e o espanhol em dia. E claro, me faz sentir valorizado”.


Trabalhar enquanto alguns se divertem também pode ser bom. É o que explica a GCM Tatiana Albuquerque, do próprio Comando Norte. “Sempre fui escalada para lugares bons, onde dá pra ver um pouquinho dos desfiles – quando está tudo tranqüilo, o Inspetor Bazzana sempre libera alguém para ver a escola preferida desfilar”. A GCM Tatiana, que é formada em Letras, também aproveita para praticar o inglês durante o Carnaval.




Já o Classe Distinta Reinaldo Barboza da Silva está na corporação desde 1992 e trabalha há dez anos seguidos no feriado. Ele conta que é preciso estar bem preparado para esse tipo de operação. “É puxado, chegamos a andar mais de 10 kmdurante o turno. Mas sempre dá tempo para se divertir um pouquinho, né?”.

E não é só no Carnaval que a GCM atua. O Anhembi Parque recebe outras grandes atrações durante o ano, como a Fórmula Indy, shows de artistas internacionais, Bienal do Livro e o Salão do Automóvel. “E nós sempre estamos lá, atendendo a população, proporcionado segurança a todos. Todo grande evento é divertido”, lembra o Inspetor Bazzana.

Nenhum comentário: