sábado, 2 de março de 2013

CONSEG tem a maior participação popular



População presente na reunião do Conseg espera que sejam colocadas em prática as propostas de segurança
FOTO: FABIANO COSTA/BJD
 Na manhã desta quinta-feira, 28 de fevereiro, o Conselho Comunitário de Segurança de Bragança Paulista, pertencente à Coordenadoria Estadual dos Conselhos de Segurança (Conseg) se reuniu em nova sessão ordinária na sede da Associação Comercial e Empresarial de Bragança, Centro, para discutir pontos importantes sobre a segurança pública da cidade. E nesta reunião, pode-se notar uma representativa participação popular que trouxe à tona problemas de seus bairros.


Além dos membros conselheiros do Conseg, presidente, vice-presidente e secretários e representantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal (GCM), a sessão contou com a presença da população do Jardim América, Jardim Altos de Bragança, assim como representante da Diretoria de Ensino de Bragança Paulista, membros da Associação de Transportes Escolares Autônimos de Bragança Paulista (Asteab) e do vereador Jorge Luis Martins.



Com aproximadamente 20 pessoas, a reunião se estendeu por duas horas e o primeiro assunto anotado foi logo apresentado pelos moradores do Altos de Bragança que fizeram diversas reclamações sobre a segurança naquele local. 



Segundo os moradores, o problema maior é a questão dos assaltos que acontecem com frequência ultimamente. Outras questões também foram levantadas como, por exemplo: falta de iluminação, limpeza dos matos, praças mal cuidadas. Segundo os moradores do Altos de Bragança, no cruzamento das avenidas Norte/Sul com a Joanópolis, onde há um semáforo, diversos condutores, por falta de paciência, atravessam o canteiro lateral e colocam em risco a vida das pessoas que caminham por ali. 



A direção do Conseg se comprometeu em acionar os órgãos competentes da administração municipal para que providências sejam tomadas.



Outra questão levantada foi sobre a proposta idealizada no ano passado sobre a criação do “Conseguinho” nas escolas estaduais da cidade. Maria Tereza Barrese, representante da Diretoria de Ensino de Bragança Paulista, explanou sobre a questão do “Conseguinho” e disse que no mês de março, após cada escola escolher seus representantes do Grêmio Estudantil, uma reunião será marcada para a possível implantação, como projeto piloto nas escolas estaduais do município.



Após, o secretário do Conseg, Gerson Aparecido, comentou sobre o projeto desenvolvido junto aos moradores do Jardim da Fraternidade, onde, em parceria com o “Instituto Sou da Paz” criaram um complexo esportivo na praça do bairro e que, através dessa instituição, vários outros bairros podem adquirir financiamentos em favor da população. 



Outra questão levantada pelo secretário do Conseg foi sobre problemas com animais de grande porte (como cavalos), que estão soltos em ruas e avenidas nos bairros Henedina Cortez, Águas Claras e Cedro, que podem resultam em graves acidentes. 



Mauricio Cestari falou em seguida sobre o projeto iniciado há dois meses no Jardim América, chamado de “Vizinhança Solidária” e que até o momento é um sucesso.



Por fim, os representantes da Asteab cobraram maior rigidez no controle de vans clandestinas, muito comuns no início de ano letivo. 



A sessão, que teve início às 9h00, foi encerrada pelo presidente do Conseg, Tiago Vidiri, por volta das 11h00 da manhã.

Fonte:http://bjd.com.br/site/noticia.php?id_editoria=10&id_noticia=9739

Nenhum comentário: