quarta-feira, 27 de março de 2013

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP:Guardas municipais se envolvem em briga com estudantes


Uma confusão entre guardas municipais e estudantes foi registrada pelo celular de um morador do bairro Cruzeiro do Sul, zona sul de São José dos Campos (SP), nesta terça-feira (26).


O caso ocorreu na Avenida Sebastião Borges Leal quando um guarda tentava apreender um adolescente que deixava a Escola Municipal Luzia Livina. Jovens que estavam próximos reagiram e enfrentaram os oficiais.

Durante a confusão, uma bicicleta foi arremessada contra um dos homens da Guarda Municipal e um jovem tentou até tirar a arma do oficial e agredi-lo, mas foi surpreendido por outro guarda. O estudante Felipe Delrossi foi quem registrou as imagens. Ele diz que foi atingido por uma bala de borracha e reclama da postura dos guardas. “Já chegaram pegando um monte de gente aqui já, a molecada saiu correndo, daqui na pouco eles começaram ‘pelotar’ aqui, um monte de gente no portão do bar. Isso é errado, isso não pode chegar assim não”, contou.
Imagem registra confusão entre jovens e oficiais. (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)
Imagem registra confusão entre jovens e oficiais.
(Foto: Reprodução/TV Vanguarda)
A auxiliar de serviços gerais, Franciene dos Santos, estava no local e defende os jovens e diz que há abuso por parte dos oficiais. “Tem uma semana que os guardas batem nos meninos todos os dias aqui na rua, todo dia. Fica aqui, todo dia, fecha a rua, eles fecham a rua. Na escola ficam dois e o resto fica espalhado para cá e quem eles veem parado, molecada, eles chegam batendo, não querem nem saber”, afirmou.


De acordo com os moradores, adolescentes do bairro e de outras regiões da cidade se reúnem na frente da escola, por volta de 12h40, que é o horário de saída dos alunos. Ainda segundo os moradores, eles relatam que as confusões envolvendo a guarda municipal têm sido frenquentes. Um morador, que não quis ser identificado, diz que os jovens é que não respeitam os guardas.



“Eles não respeitam a Guarda Municipal. Já apedrejaram uma vez o carro da guarda. O guarda teve que correr atrás, pegou um, mas não adianta. No outro dia eles fazem a mesma coisa, tiram sarro. Eu presenciei, como fui quase agredido já pela garotada”, disse.

Outro lado
A comandante da Guarda Municipal, Maria dos Milagres, afirmou que é comum ter confusão em porta de escola e por isso foi implantada uma ronda nesses locais. Já quanto ao problema no bairro Cruzeiro do Sul, ela disse que ainda vai apurar os fatos.


“O que aconteceu foi um fato isolado, infelizmente, estamos aguardando para estar apurando. Esse fato em si, do disparo com bala de borracha é a primeira vez, mas os conflitos em escolas sempre acontecem. Por isso, que nós implantamos o programa Escola Segura para garantir a segurança dos alunos das nossas escolas. Montamos um programa com 35 guardas, com 13 viaturas, com 10 motos, fazemos uma perimetragem de 700 metros aproximadamente das escolas e garantimos a segurança com vistas ao tráfico de entorpecentes na porta das escolas. E também damos palestras para os alunos, pais dos alunos, está sendo bastante produtivo”.


Fonte:http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2013/03/guardas-municipais-se-envolvem-em-briga-com-estudantes-em-sao-jose.html

Nenhum comentário: