sábado, 30 de março de 2013

PRAIA GRANDE/SP: Tecnologia ajuda no trabalho da Guarda Civil


As novas viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM) já estão nas ruas e contam com um sistema de radiocomunicação que otimiza o trabalho de toda a corporação. Sabendo a localização dos veículos é possível atender solicitações com mais agilidade. Em um chamado, por exemplo, a equipe que estiver mais próxima da ocorrência poderá ser acionada, chegando mais rapidamente ao local. Conectadas com a Central de Videomonitoramento, as ações também podem ser mais bem-sucedidas.
Ao todo, 21 veículos que compõem a frota da Guarda estão equipados com o sistema GPS (Global Positioning System) ou Sistema Global de Posicionamento, incluindo as duas bases comunitárias. Os sinais são transmitidos via rádio para a Central de Operações e Estatísticas (Cope), interligada à Central de Videomonitoramento.
De acordo com o inspetor Alexandre Nascimento Silva, responsável pela Central, o sistema foi implantado em novembro e, antes mesmo de as novas viaturas serem entregues no último dia 22, receberam os equipamentos. O GCM acrescenta que a tecnologia tem outras utilidades. “O sistema facilita não só o patrulhamento em si como também eventuais situações que possam ser levadas à corregedoria da corporação”.
Com relação ao patrulhamento, o equipamento permite que se faça uma espécie de “cerca” das áreas que cada viatura deve estar, sendo possível monitorar o trajeto que cada uma realizou. “Consequentemente, isso nos permite apurar, por exemplo, uma eventual denúncia no atendimento a uma ocorrência ou até mesmo checar a localização do carro caso ocorra algum incidente que impeça a guarnição de responder a um chamado no rádio”, salientou o inspetor.
Equipamento agiliza os atendimentos (Foto: Divulgação)
Equipamento agiliza os atendimentos (Foto: Divulgação)

O inspetor ainda enfatiza que o GPS não tem as mesmas funções dos aparelhos usados no mercado para localização de ruas e avenidas. “Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse sistema não é para que as guarnições se localizem na Cidade, mas sim para poder beneficiar o cidadão com eficiência e rapidez no atendimento”.
O sistema foi instalado no COPE em novembro, quando também houve a mudança de analógico para digital, e, portanto, ainda requer alguns aperfeiçoamentos, como o acesso das viaturas também ao Infoseg (Informações de Segurança), do Ministério da Justiça, que é uma rede nacional de informações relacionadas a inquéritos policiais, processos criminais, mandados de prisão, armas de fogo, veículos, entre todos os Estados do País. “Esse deve ser o próximo passo para que o serviço fique completo”.
Atualmente, a GCM está subordinada à Secretaria de Segurança Pública (Seasp) e conta com efetivo de 299 guardas.

Fonte:http://www.diariodolitoral.com.br

Nenhum comentário: